Afinal, é preciso esperar a pele absorver um produto antes de aplicar o próximo?

Ao fazer minha rotina diurna e noturna de skincare, uma das dúvidas sempre tive – e para a qual nunca encontrei uma resposta – era em relação ao TEMPO que os produtos demoram para absorver, e se eu poderia aplicar um em cima do outro, sem esperar. Afinal, depois de passar um sérum maravilhoso (no momento estou obcecada pelo Mineral 89 da Vichy) eu sempre me perguntava se poderia passar o hidratante logo em seguida, ou se isso “cancelaria” os efeitos do sérum na pele.

Se cada produto precisa de um tempo “sozinho” na pele para agir, qual seria esse tempo ideal? Considerando que minha rotina noturna tem às vezes 6, 7 etapas, se eu for esperar 20 minutos, para cada produto fazer efeito, já viu né? Vou perder algumas horas preciosas do meu beauty sleep!

Esperar um tempo para a aplicação de cada creme: quem tem tempo pra isso?
(NOTA: se você nasceu depois de 1990 provavelmente não pegou a referência desse gif)

Foi fuçando no blog americano The Klog, braço de conteúdo do e-commerce Soko Glam (falei sobre ele nesse post), que encontrei finalmente a resposta para essa questão, e o começo do post já responde de cara: “Em resumo NÃO, você não precisa aguardar um produto absorver completamente para passar o outro”. Ufa!

A jornalista Renee Jacques, autora do post, conta que entrevistou alguns dermatologistas para chegar a um consenso, e que todos afirmaram que essa ideia de que precisamos esperar os produtos serem absorvidos para só então aplicarmos outros é um grande MITO. “A sua pele é incrivelmente eficiente em absorver ingredientes” afirmou a dermatologista americana Rachel Nazarian, consultada por Renee para o artigo, complementando: “Na realidade, você não precisa aguardar mais que alguns SEGUNDOS entre uma aplicação e outra!”.

No entanto, apesar dessa confirmação, me lembrei de algumas vezes em que apliquei um produto mais pesado em seguida de outro, e minha pele ficou com pequenos “pedaços” de creme, como se uma parte daqueles produtos tivesse se misturado e solidificado, tornando-se pequenos granulados espalhados pela pele (BERRO!).

No post do The Klog, a Dra. Nazarian explica que se isso está acontecendo, é provavelmente sinal de que você está aplicando uma quantidade exagerada de produto, e não que você não está aguardando o tempo necessário. Sua pele não está conseguindo absorver todo aquele excesso de produto, e o que não é absorvido acaba ficando na superfície. Então aqui, o ideal aqui é pegar mais leve na quantidade, lembrando que menos é mais, até no skincare!

cuidados com a pele, produtos para pele, cuidados com a pele do rosto, produtos para o rosto, cuidados com o rosto, cuidados com a pele oleosa, melhores produtos para o rosto, cuidados diarios com a pele, produtos para rosto, cuidados com a pele no verão, produtos de pele
Foto: Hypebae

Como toda regra tem sua exceção, existem SIM 3 categorias de produto que precisam de um tempo para agir: produtos para acne, protetor solar e Vitamina C.

Sobre a VITAMINA C, um ácido super forte, a Dra. Nazarian explica: “O ideal é esperar um pouquinho depois de aplicar uma Vitamina C, para assegurar-se que o ingrediente foi completamente absorvido pelos seus poros, e só depois partir para a próxima etapa”.

Em relação aos ácidos presentes em produtos que combatem a acne, as dermatologistas afirmam que é melhor esperar um pouquinho antes de seguir com a sua rotina de skincare. Por exemplo, uma solução com BHA (beta hidroxiáido), como o ácido salicílico, que é um ingrediente super instável, pode precisar de uns bons 20 minutos para ser absorvida pela pele. Isso evita que esse ingrediente REAJA com o produto que virá a seguir. Quando você usar medicações tópicas para cicatrizar e secar espinhas, também é melhor aguardar. “Medicamnentos prescritos para o tratamento de acne, como cremes e loções, precisam ser ABSORVIDOS COMPLETAMENTE antes que outros produtos sejam aplicados” explica a Dra. Nazarian.

Wait, don’t burn your face!
(gif via Tenor)

Já em relação ao protetor solar, o ideal é esperar PARA aplicá-lo, se você usa, por exemplo, um hidratante antes. “Quando você mistura o seu protetor solar com outras loções e cremes, você corre o risco DILUIR os ingredientes do filtro, diminuindo assim sua eficácia em relação a sua proteção” afirmou a Dra. Rachel Nazarian para a reportagem. E, caso você queira aplicar produtos depois, como bases e corretivos, o ideal, de novo, é AGUARDAR pela absorção do protetor: “Aplique o produto na pele e espalhe bem, espere até sentir que ele foi absorvido – o que pode levar alguns poucos minutos – e só então aplique a maquiagem” afirmou.

Dicas anotadas?

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *