Retinol, Ácido Hialurônico e Vitamina C: o que são? Como vivem? Do que se alimentam?

Se tem 1 pergunta que SEMPRE recebo em comentários, DM’s, no whatsapp do grupo de amigues e afins, é a seguinte: “HELP, NÃO ENTENDO NADA DE SKINCARE, POR ONDE COMEÇO???”. E a resposta que eu dou consiste basicamente nesse trio-sucesso do título: Vitamina C, Retinol e Ácido Hialurônico. Isso, é claro, partindo do pressuposto que você PELO MENOS LIMPA e PASSA FILTRO SOLAR NA PELE TODO DIA (se não pfvr volte 2 casas e leia esse post aqui). Depois disso, eu diria que esses 3 ingredientes maravilhosos vão ajudar a sua pele a se transformar em sua melhor versão: iluminada, hidratadah, com viço, com o tom e a textura mais homogêneos e bombando no colágeno!

É claro que se você tem alguma questão específica da pele – como acne, melasma, psoríase, rosácea, e por aí vai – o melhor é consultar seu dermatologista, pois são questões que requerem um cuidado próprio, com ingredientes e tratamentos bem específicos!

Dito isso, vamos ao que interessa: decifrar o O QUE / PORQUE / COMO / QUANDO desses 3 ingredientes que não abandonam jamais a minha #shelfie

ÁCIDO HIALURÔNICO

O QUE É: substância que é produzida naturalmente pelo nosso corpo, e que existe em grande concentração na nossa pele, tecidos conectivos e olhos. Sua principal função é a de RETER ÁGUA para manter esses órgãos bem lubrificados & hidratados.

POR QUE USAR: ao incorporar ácido hialurônico nos seus cuidados com a pele, você estará auxiliando-a a REPOR o estoque da substância, já que fatores como idade e agressores externos (poluição, raios UV, etc…) acabam reduzindo os níveis dessa molécula maravilhosa com o passar dos anos. E menos ácido hialurônico na pele = mais sensibilidade, desidratação, linhas finas e tom desigual 😩. Ninguém quer isso, né?

COMO USAR: com o crescimento da fama do ingrediente nos últimos anos, tem sido cada vez mais fácil encontrá-lo em loções de limpeza, máscaras, cremes hidratantes e até em protetor solar! Minha forma favorita de incorporar o HA na minha rotina é por meio de SÉRUNS HIDRATANTES, com uma textura leve que ajuda o ácido hialurônico a penetrar mais na pele. Meus 2 favoritos são o MINERAL 89 da VICHY e o HYALU B5 da LA ROCHE.

QUANDO USAR: considerando que você tenha adotado um SÉRUM, que é um veículo mais leve, o ideal é usá-lo ANTES DE CREMES, LOÇÕES E HIDRATANTES MAIS ENCORPADOS. Pode ser usado tanto pela manhã, antes do protetor solar, quanto à noite, depois da limpeza da pele e antes do hidratante.

VITAMINA C

O QUE É: também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina necessária para o desenvolvimento e reparo de todos os tecidos do corpo. Especificamente na pele, auxilia na formação de colágeno e combate os radicais livres.

POR QUE USAR: a Vitamina C incorporada aos cuidados com a pele age como um excelente ANTIOXIDANTE, isso é, PREVINE os estragos causados pelos RADICAIS LIVRES (elétrons livres sem pareamento) existentes na radiação UV e na poluição. Ela ajuda a deixar a pele mais iluminada, homogênea, e PREVINE o estragos que esses radicais podem causar, como manchas, vasos aparentes, perda de elasticidade e linhas de expressão.

COMO USAR: a Vitmina C é encontrada em produtos que prometem “ação antioxidante”, e pode estar identificada como ácido ascórbico, L-ascorbic acid, ou como Vitamina C mesmo. Meu produto favoritos com o ingrediente é o sérum A-OXITIVE da AVENE.

QUANDO USAR: de manhã, ANTES do protetor solar. Durante o dia é quando sua pele será mais exposta aos agressores externos, como raios UV e poluição, que geram os temidos radicais livres, então é nessa hora que ela mais precisará do poder antioxidante da Vitamina C! ☀️ 🚗💨 🙅

RETINOL

O QUE É: derivado da Vitamina A e considerado O ingrediente anti-aging por excelência, por seus benefícios comprovados no combate ao envelhecimento cutâneo.

POR QUE USAR: Esse ingrediente virou o queridinho de 10 entre 10 dermatologistas por sua ação COMPROVADA na melhora da textura da pele, redução de poros abertos e rugas, e combate a manchas e cicatrizes de acne. Ele faz tudo isso ao promover e acelerar a renovação celular – por isso, inicialmente era indicado para o tratamento da acne.

COMO USAR: O mais importante de se ter em mente ao adotar um produto com retinolo é ele deve ser incorporado AOS POUCOS E COM MUITO CUIDADO à sua rotina de pele, já que ele pode irritar as peles mais sensíveis, provocando alergias, vermelhidões e descamações. Diversas dermatos que consultei indicam começar aplicando o produto com retinol 1x na semana, depois 2…. e pouco a pouco ir aumentando, CASO A SUA PELE NÃO DESENVOLVA NENHUMA REAÇÃO, é claro!

O meu produto com retinol favorito é o Sérum Anti-Idade Retinol B3 da LA ROCHE POSAY

QUANDO USAR: à noite, depois da limpeza, e antes ou depois dos séruns e cremes hidratantes. Se sua pele estiver ficando muito sensível, melhor usar depois do hidratante, como indica a Dra Shereene Idriss nesse vídeo.

AVISO IMPORTANTÍSSIMO: O RETINOL NÃO DEVE SER USADO POR MULHERES GESTANTES NEM LACTANTES

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *