Os maiores vilões da pele iluminada – e o que você pode fazer para combatê-los

Se existe uma obsessão atual no mundo da beleza, é a pela pele naturalmente iluminada, com aquele brilho que parece vir de dentro – a famosa “dewy skin”, como a mídia e algumas marcas americanas a apelidaram. Essa pele é o resultado de uma boa rotina de skincare (escrevi sobre isso para o TheLolla) que deve ser consistente e contar com os produtos certos para fazer efeito. Sim, também é possível simular essa “glowy skin” com alguns truques de make, mas o ideal mesmo é começar cuidando bem da pele.

Foto: IMAXTREE

Acontece que, algumas vezes, você pode estar fazendo tudo certinho na sua rotina de skincare, e mesmo assim encontrar uma pele cansada e sem viço quando se olha no espelho. Isso pode ser causado por diversos fatores externos e internos, desde poluição até o aumento de cortisol no sangue causado pelo stress. Fiz uma extensa pesquisa sobre o assunto, e listei abaixo alguns desses “vilões do glow” que podem estar te impedindo de conseguir a dewy skin dos seus sonhos, junto com as soluções e produtos nos quais você pode apostar para resolver cada um desses problemas.

Confira:

VILÃO 1: ACÚMULO DE CÉLULAS MORTAS

Não adianta nada você aplicar camadas e mais camadas de séruns, hidratantes e óleos no rosto, se a sua pele está coberta por células mortas. Afinal, com essa barreira, ela vai acabar não absorvendo muitos dos princípios ativos dos produtos, e ficará sempre com aquele aspecto cansado e sem brilho. “Nossa pele perde milhões de células por dia, então, a não ser que você faça algo para removê-las do seu rosto, você acabará com um aspecto acinzentado e opaco na sua pele, independente de seu tom” informa a Dra. Mona Gohara, professora de dermatologia na escola de medicina de Yale School of Medicine, que deu uma entrevista sobre o tema para a Allure. Pense nesse acúmulo de células mortas como uma “poeira” que impedirá sua pele de reluzir toda a sua luminosidade natural. Vamos então aprender a remover essa poeira?

O ideal aqui é usar um esfoliante GENTIL uma ou duas vezes na semana (sim, o GENTIL está em Caps Lock para chamar bastante atenção, pois produtos mais agressivos poderão machucar e arranhar a sua pele!). Os esfoliantes podem ser do tipo físico, com partículas esfoliantes; ou químicos, também conhecidos como “peelings”, que usam ácidos como o glicólico e o salicílico para remover as células mortas.

Abaixo, dou algumas sugestões de produtos para esse fim, já com o link para compra (uma observação importante: esse NÃO é um post patrocinado, mas sim uma sugestão baseada na minha própria pesquisa e experimentação pessoal 😉 !)

SUGESTÃO DE ESFOLIANTES FÍSICOS

SUGESTÃO DE ESFOLIANTES QUÍMICOS (peelings)

VILÃO 2: EXCESSO DE SOL

Foto: Camera Press

Sabemos que você já está cansada de ler sobre os estragos que o sol causa na pele. Mas o fato é que muitas pessoas ainda associam “pele saudável” com “pele bronzeada”, e acabam abusando da exposição ao sol. Esse abuso leva ao aparecimento de manchas e hiperpigmentação, que deixam a pele com um aspecto ressecado e sem vida. Os estragos causados pelo sol ainda são a principal causa na perda do colágeno da pele – o que aumenta ainda mais a impressão de pele cansada e sem viço.

A solução é óbvia, e sabemos que você está cansada de ouvi-la. Mas vamos repetir, caso alguém tenha esquecido: USE. FILTRO. SOLAR. TODOS. OS. DIAS. Nenhum tratamento para trazer mais viço para sua pele será efetivo se você continuar expondo a sua pele ao sol de forma desprotegida e excessiva.

VILÃO 3: FALTA DE HIDRATAÇÃO

Que uma pele desidratada = uma pele opaca, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que o problema da falta de hidratação pode atingir até as camadas mais profundas da pele? É o que explica o Dr. Joshua Zeichner, diretor de pesquisas em demartologia do Mount Sinai Hospital de NY, em entrevista à Allure: “A perda de hidratação das camadas abaixo da superfície da pele – mais precisamente na derme e na epiderme – causa uma redução na firmeza e na grossura da pele.” Com menos firmeza e volume, a pele terá um aspecto maior de cansaço, e menor de luminosidade: “Pense em um balão metade vazio: ele não brilha tanto quanto um totalmente cheio.”

Para combater essa desidratação profunda, o ideal é apostar em séruns com ácido hyalurônico, ingrediente poderoso com propriedades hidratantes, que estimula a produção de colágeno na pele. Afinal, precisamos de ajuda nesse quesito, já que a concentração dessa proteína no nosso organismo vai reduzindo drasticamente a partir dos 25 anos, o que leva ao aparecimento de rugas, flacidez e perda do viço ☹. O ácido hialurônico ajuda a preencher os espaços entre as células, além de ser uma molécula capaz de reter alta quantidade de água, mantendo a pele hidratada, firme e lisinha!

SUGESTÃO DE SÉRUNS COM ÁCIDO HIALURÔNICO

VILÃO 4: POLUIÇÃO

Além dos diversos males para a nossa saúde, o excesso de poluição também causa prejuízos no aspecto da nossa pele. O ar poluído é composto por pequenas de poeira e dióxido de enxofre, que criam inflamação e liberam radicais livres na nossa pele. E os radicais livres causam um enoorme estrago nas nossas células – e sobretudo, no nosso limitado estoque de colágeno -, além de estimularem a produção de pigmentação, trazendo mudanças no tom e na textura da pele. Tudo isso resulta, é claro, em uma pele sem viço e cansada.

A solução? Lave a sua pele TODOS OS DIAS. Sem falta e sem preguiça! Afinal, se toda essa sujeirada do ar ficar na sua pele, irá causar um enorme dano a ela enquanto você dorme. Opte por um cleanser gentil, que ajude a construir a barreira da pele, e não retire os seus óleos naturais em excesso – eles também ajudam a protegê-la contra os estragos da poluição. E pela manhã, abude de sérums e loções com antioxidantes, como a Vitamina C, que ajudarão a proteger a sua pele contra os radicais livres.

SUGESTÃO DE LOÇÕES DE LIMPEZA PARA O ROSTO

SUGESTÃO DE SÉRUMS COM VITAMINA C

VILÃO 5: STRESS

Sabe quando a gente dorme mal, tem uma briga feia em casa ou está com um prazo apertado no trabalho, e alguém fala “nossa você está com uma cara péssima”? Pois é, isso tem a ver com o reflexo do stress na nossa pele. Quando os níveis de cortisol causados pelo stress aumentam no nosso organismo, a resposta imediata do mecanismo de luta ou fuga é mandar mais sangue para os órgãos vitais – e claro, isso NÃO inclui a sua pele. Assim, ficamos literalmente com o rosto mais pálido e o aspecto cansado e sem brilho.

A solução? Além das conhecidas maneiras de combater o stress (eu aposto sempre em meditação e yoga, mas existem muitas outras), vale apostar em uma boa massagem facial, que além de trazer relaxamento, ajuda a estimular o fluxo sanguíneo na região, o que trará uma radiância e um viço imediato para a pele. Você pode usar massageadores de pedras como jade e quartzo (que são “o” item do momento no mundo do skincare) ou realizar a massagem com os dedos mesmo, enquanto aplica o hidratante.

Foto: Herbivore

Confira um tutorial de uma super massagem facial, focada especificamente em trazer mais brilho para a pele:

Seguir:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *