Entrevista com a maquiadora Pri Luna – parte 1

Priscilla Luna, em foto de seu Instagram (@prilunamua)

De todas as maquiadoras brasileiras que sigo no Instagram (e não sou poucas!), uma das que mais admiro é Priscilla Luna (@priluna), responsável por criar looks naturais, divertidos, e que têm tudo a ver com meu estilo. Atual maquiadora oficial da Lancôme, a Pri sabe, como poucas, criar belezas leves e divertidas, que me fazem suspirar sempre que passo pelo seu feed. Defensora da importância do skincare para uma boa maquiagem, muito antes desse tema virar a febre que é hoje, ela sempre valorizou uma pele fresca e natural, resultado de um cuidadoso preparo que a maquiadora me detalhou durante a longa conversa que tivemos há algumas semanas, em uma tarde fria em São Paulo. O papo rendeu tanto que resolvi dividir a entrevista em 2 posts – o 1o, sobre trajetória profissional, com ótimas dicas para os maquiadores em início de carreira, e 2o (que irá ao ar na semana que vêm), sobre as técnicas e dicas de beleza da Pri.

Makes criadas por Priscilla Luna: pele super glowy e toques divertidos!

COMEÇO DE CARREIRA: de olho nas coincidências da vida

A primeira pergunta que fiz assim que comecei o papo com a Pri foi a respeito de seu desejo de virar maquiadora, e se ela já havia nascido assim. “Nada, de forma alguma!” me respondeu, com seu delicioso sotaque potiguar. “Foi uma descoberta de estar atenta aos sinais da vida, sabe? Mas nunca foi uma carreira que havia imaginado para mim” contou. A família da Pri é de jornalistas, então ela sempre foi muito boa comunicadora. Devido à carreira do pai, eles sempre tiveram que se mudar muito, e na época da faculdade ela morava em Brasília. Influenciada pela cultura da cidade, foi prestar Direito, curso que chegou a concluir antes de mudar totalmente de carreira.

Quando Pri estava se formando, seu pai foi trabalhar na embaixada brasileira em Israel, e assim que ela concluiu sua faculdade, foi para lá. Viveu 1 ano em Tel Aviv, cidade vibrante e cosmopolita na qual ela, por um feliz acaso do destino – e com uma ajudinha da tecnologia – se aproximou de uma das maiores maquiadoras do Brasil.

Pri me contou que sempre foi muito fã da de Vanessa Rozan, acompanhando sua carreira com grande admiração, desde a época em que Vanessa era a maquiadora principal da MAC no Brasil. Um dia, navegando no Twitter, Pri viu um tweet de Vanessa no qual ela divulgava um workshop que faria no Recife, cidade na qual Pri havia vivido por bastante tempo. Ela então resolveu mandar uma mensagem para a maquiadora falando como queria uma passagem de Israel para lá, só para poder participar do curso. Vanessa respondeu falando que viajaria para Israel em breve, e que precisava de dicas (sim, de todos os lugares do MUNDO para o qual Vanessa poderia ir, ela iria justamente para Tel Aviv!). Assim, as duas passaram a se comunicar por e-mail e combinaram de se encontrar quando Vanessa chegasse na cidade. Com essa feliz ajuda do destino, Pri acabou sendo uma espécie de “guia turística” de Vanessa, e as duas conversaram bastante sobre a carreira de maquiadora. Isso despertou em Pri a vontade de seguir a profissão de verdade – já que ela já era apaixonada por beleza, e desde 2008 tinha um blog sobre o assunto, o Dona Karão (amei esse nome!).

ASSUMINDO SUA VOCAÇÃO: proatividade é fundamental

Ao voltar para o Brasil, Pri começou a buscar trabalhos como assistente de maquiadores, ao mesmo tempo em que estudava para concursos. Um desses jobs que mais aprendizado renderam para Pri foi o de assistente do maquiador que assinava os editoriais do Garotas Estúpidas, que ela conheceu por amigos em comum. Depois disso, Pri ainda conseguiu trabalhar com a maquiadora do setor de jornalismo do SBT, e ambos os trabalhos foram conquistados com uma ferramenta pessoal imprescindível, segundo Pri, para qualquer maquiador em início de carreira: a PROATIVIDADE.

“A expertise é importantíssima na carreira de maquiador, mas o que é decisivo mesmo é a sua atitude! Em todos os trabalhos que participei, sempre tomei a iniciativa de ir lá, me apresentar, mostrar porque sou a pessoal ideal para aquela função. E isso fez toda a diferença” afirmou.

Com seu antigo trabalho na Urban Decay (marca americana de maquiagens, reconhecida pelo seu foco em pigmentos de altíssima qualidade) foi a mesma coisa: persistência e muita proatividade, que levaram Pri a ser não só a maquiadora nacional da marca, como também a fazer todo o trabalho de Relações Públicas, job que a destacou dentro de um dos maiores conglomerados de beleza do mundo: a L’Oreal, que comprou a UD em 2013.

FOCO BEM ESTABELECIDO: o condutor da sua carreira

Pri sempre soube que queria se associar a uma marca global, e que desejava se tornar uma referência no mercado, conquistar uma voz e um estilo próprios, assim como sua musa inspiradora Vanessa Rozan.

“Sempre tive na minha cabeça a seguinte questão: qual o caminho eu preciso seguir para chegar no patamar de me tornar uma referência para as pessoas?”

E foi esse FOCO fez toda a diferença na hora de determinar a direção que iria seguir em sua carreira. Foi ele que fez com que Pri batalhasse para ser a embaixadora de marcas internacionais, posto altamente cobiçado e que exige muita disposição e persistência: “Uma amiga me falou que iam abrir um processo seletivo para treinadora da Benefit. Participei, e não passei. Depois, aconteceu o mesmo na Makeup Forever, cheguei a ficar entre as finalistas, mas no final não rolou”. Então, mais uma vez Pri tomou a iniciativa de buscar no Linkedn (rede social que ela acha uma ótima ferramenta para quem está começando no mercado de beleza, #fikdik) as oportunidades na sua área, e lá encontrou um anuncio para ser MAQUIADORA e RP da Urban Decay, juntando as duas coisas q ela mais gosta. Pri focou nessa vaga, montou seu currículo de modo que ficasse atraente para a pessoa responsável pela seleção, e não desistiu até conseguir. De novo, a PROATIVIDADE fazendo toda a diferença!

Pri Luna, em foto de seu Instagram (@prilunamua)

Nesse momento, pedi para a Pri me elencar algumas dicas que podem ajudar você a ser percebida como proativa – e não como inconveniente – independente de seu campo de atuação. E o que ela me falou foi:

  • “Deixe claro que você é a pessoa IDEAL para aquela vaga. Remodele seu currículo – SEM mentir, é claro, mas apenas destacando as suas experiências que acha que serão mais valorizadas pela empresa, mostrando assim que você têm todas as qualificações para o trabalho.
  • Já ouviu falar de pitch? É aquela apresentação sumária de 3 a 5 minutos, com objetivo de despertar o interesse da outra parte (nesse caso, o responsável pela vaga) pelo seu talento, experiência e visão. Crie o seu pitch e treine-o na frente do espelho todos os dias, incansavelmente, pois vai chegar o dia em que você precisará usá-lo!
  • Se tiver abertura, proponha uma conversa com o responsável pela vaga, nem que seja um rápido café!
  • Seja corajoso! Afinal, o não você já tem. E não há mal nenhum em tentar 😉

FAÇA O POSSÍVEL COM OS SEUS RECURSOS: como Pri conquistou espaço e respeito em uma multinacional 

Em seu antigo trabalho na UD, Pri fazia um pouco de tudo. Além de ser a maquiadora nacional da marca, ela apresentava os produtos para jornalistas, influenciadores, fazia ações nas escolas de make, ia atrás de contatos em redações de revistas e sites para falar sobre a marca, o que fez com que ela criasse conexões de forma rápida. E isso acabou gerando diversos resultados positivos para a L’Oreal, chamando a atenção de seus executivos que se espantavam com o tamanho de cobertura de mídia que a marca recebia em diversos canais, sem quase nada de investimento em marketing. Aqui, o diferencial foi que Pri realmente “arregaçava as mangas” para fazer acontecer. E tudo foi acontecendo!

Esses resultados positivos fizeram a maquiadora crescer dentro da empresa, e ela acabou conquistando outros trabalhos em marcas incríveis como Kiehl’s, Armani e YSL (fragrâncias), todas sob o guarda-chuva da L’Oreal.

Em junho desse ano, Pri conquistou o maior job title de sua carreira até então: será a nova NATIONAL MAKEUP ARTIST da gigante LANCÔME, que também pertence à L’Oreal! O mais bacana é que a marca tem tudo a ver com PELE, com o visual “glowy/yoga skin” que a Pri faz tão bem. Ela inclusive me contou diversos truques incríveis para conseguir esse visual “pele dos sonhos” na maquiagem. Mas isso é assunto para o próximo post 😉

Seguir:

1 Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *