Entrevista com a founder da Be+ Natural Care

Sabe aquelas marcas que, quanto mais você conhece, mais se apaixona? Que, através de seus produtos, contam uma história linda que tem tudo à ver com os seus próprios valores sobre saúde, auto-cuidado e meio ambiente? Foi assim que me senti quando conheci a Be+ Natural Care, marca que cria produtos de cuidados pessoais e cosméticos naturais e sem tóxicos. Felizmente, junto com a descoberta da marca, veio a oportunidade de uma entrevista com sua fundadora, Beatriz Tardin, graças a uma ponte feita pela querida Renata Gualdi da Gualdi Assessoria. Bia é natural de Vitória, mas estava em São Paulo por alguns dias para participar de diversas feiras e reuniões, e assim conseguimos sentar para bater um papo delicioso em uma fria manhã paulistana.

Produtos da Be+. Foto: @cherryglossbr

Nossa conversa começou com a pergunta que sempre faço para as founders que conheço: de onde veio a sua inspiração para criar a marca? Bia me contou que, como muitas mulheres incríveis do mundo da beleza, seu desejo imediato de criar a Be+ surgiu a partir de uma necessidade pessoal por produtos de skincare que não encontrava no mercado brasileiro: “Sempre tive muitas alergias na pele, e quando viajava, acabava trazendo uma mala gigante de produtos, pois aqui não encontrava nada que se adequasse à esse meu perfil super alérgico. Para você ter uma ideia, chego a ter alergia ao papel de enxugar as mãos dos banheiros! Tenho dermatite de contato, alergia alimentar, tudo! Fico toda “empipocada” até quando como um simples pão branco” contou ela. Com o tempo, Bia foi percebendo que os únicos produtos 100% seguros para sua pele eram os feitos com ingredientes naturais, já que muitas vezes, até os cosméticos hipoalergênicos lhe davam alergias, o que a fez concluir que, para sua pele, qualquer ingredientes químicos era potencialmente irritante. Assim, Bia decidiu criar uma marca de cosméticos feitos com o melhor que a natureza tem para oferecer, sem recorrer a ingredientes tóxicos ou modificados geneticamente, livres de derivados de petróleo, fragrâncias artificiais, liberadores de formol, sulfatos, parabenos, BHT, BHA, PEG’s, EDTA, corantes e pigmentos sintéticos – ufa!

Bia Tardin, founder da Be Plus. Foto: Corpo a Corpo

Com a ajuda e o incentivo de um amigo bioquímico, e um investimento inicial de R$ 8 mil, Bia resolveu fundar a Be+ há 4 anos atrás. Passou os 2 primeiros anos da marca pesquisando, correndo atrás de fórmulas e pesquisas, e entendendo mais sobre os ingredientes naturais que desejava usar em suas formulações: “O desafio de criar um cosmético 100% natural é muito maior do que o de criar um sintético, e a aprovação da ANVISA é muito mais difícil de conseguir. Fomos em busca de ingredientes que pudessem criar boas formulações, com conservantes naturais. Tivemos que literalmente pegar uma lista de diversos ingredientes naturais com propriedades de conservação, e ir testando um a um” me contou ela.

Uma coisa que ajudou Bia a “mergulhar” no burocrático mundo do empreendedorismo brasileiro foi sua formação em direito, área na qual ela inclusive atuou antes de decidir largar tudo para montar a Be+. “Fiquei 2 anos estudando a legislação, aprendendo sobre toxicologia, cosmetologia, formulações… Foram 2 anos para finalmente conseguir criar um produto que eu considerasse perfeito, para que então pudesse produzi-lo em maior escala.” No caso, esse 1o produto foi a máscara de argila branca com ação detox, rica em cálcio, sílica, zinco e magnésio.

Uma frase que Bia falou e que me marcou muito, pois estava em sintonia com o que já havia escutado em diversas entrevistas de fundadoras de marcas incríveis que já li e ouvi, foi: “Eu sou minha principal consumidora. A minha pele é o ponto de partida para os produtos que crio, tento criar tudo que gostaria de encontrar no mercado”. Empreendedoras como Vicky Tsai da Tatcha, e Tata Harper (da marca homônima) afirmam o mesmo quando são perguntadas sobre o porquê de trabalharem com ingredientes naturais em suas fórmulas!

É claro que, com a evolução da marca, Bia foi identificando muitas pessoas com os mesmos problemas que ela, em relação às alergias na pele: “Quando comecei a postar nas redes sociais da Be+, despejava muita informação sobre alimentação saudável, auto-cuidado… tanto que as pessoas ficavam até confusas sobre o que nós, de fato, iríamos vender!” conta, afirmando que esse conteúdo rico e muito além dos produtos da marca ainda é um dos pilares de sua comunicação. “O nome Be+ é justamente por isso: seja mais natural! E isso com TUDO o que envolve a saúde, não só skincare. Pele é só uma parte dessa equação. Acreditamos em uma abordagem muito mais holística, que inclui tudo que está relacionado a um estilo de vida mais saudável, alinhado com nossos valores” conta ela. Para se ter uma ideia, no blog da marca existem receitas de sucos detox e máscaras caseiras, dicas para você dormir melhor, textos sobre saúde mental e mindfulness e até uma lista de documentários sobre consumo consciente! Realmente uma marca que está alinhada com seus valores, e que quer propor a discussão sobre uma vida mais saudável de forma abrangente.

Hoje, a Be+ conta com uma linha de mais de 20 produtos, que abrange desde shampoos e condicionadores em barra, até óleos corporais e demaquilantes. Um dos produtos que mais gostei da marca foi uma base em bastão com proteção solar mineral, algo inexistente no mercado brasileiro até então. “Conseguimos chegar em uma fórmula com ótima cobertura e acabamento luminoso, para dar aquele efeito de pele mais glowy, e mesmo assim cobrir e proteger com filtro mineral, o que é muito mais difícil de incorporar em uma fórmula de maquiagem” afirmou, contando ainda que buscava criar um produto top de linha, que entregasse resultado profissional, suficiente para ser usado por maquiadores – e não apenas uma cobertura leve e quase imperceptível. Testei pessoalmente a base e posso afirmar: o acabamento é realmente iluminado e DELICIOSO, e deixa a pele incrível!

Outra questão que adorei sobre os produtos da Be+ é que muitos deles são multiuso: o óleo corporal pode ser usado nos cabelos para evitar pontas duplas; o Sea Mist pode ser usado tanto para criar ondas nos cabelos quanto para refrescar e acalmar a pele, e por aí vai. Além desse fator, uma outra característica super importante faz os produtos da marca serem mais amigáveis ao meio ambiente: suas embalagens de vidro, lindas e reutilizáveis. “Certamente, em termos de logística, é MUITO mais difícil trabalhar com vidro. Muita coisa quebra, o custo do frete aumenta devido ao peso…. Existem muitos empecilhos, mas achamos que, mesmo assim, vale a pena” afirmou Bia.

Um outro fator que admirei na marca é que todos os produtos me deram a impressão de serem únicos, originais e diferentes de tudo que existe no mercado. E esse realmente é um dos propósitos da Bia: “A Be + nunca vai fazer um produto igual ao de outra marca. Por exemplo, nosso corretivo não é só para corrigir a cor, é um balm para hidratar a pele também. A base é com cobertura alta e proteção solar física, algo que não existia no mercado brasileiro. Nós nos focamos no que queremos criar, não ficamos “olhando para os lados”. Além disso, vemos nossos concorrentes como agregadores, que complementam o que a gente faz. Ninguém vai copiar de ninguém. Tiro o chapéu para as outras marcas que estão no mesmo mercado de cosméticos naturais, e que não copiam, mas sim valorizam o trabalho das outras” afirma, complementando: “Eu inclusive INDICO produtos de outras marcas, simplesmente porque sei que nunca conseguiremos criar tudo!”.

E sobre os próximos passos da marca? Bia afirmou que está buscando um espaço para criar um showroom em Vitória, para que suas clientes possam testar pessoalmente os produtos, sobretudo agora que a marca está entrando no mercado de maquiagens. Em São Paulo, ela também está buscando alguns pontos de revenda, já que atualmente, a marca só comercializa sua linha online, no próprio site e em sites parceiros como o site Slow Beauty.

Se você, como eu, virou fã da Be+ após conhecer a história da Bia, recomendo que dê uma olhada no Instagram da marca para saber mais sobre seus produtos!

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