As valiosas dicas de um neurocientista para você dormir melhor

Se tem um tema que sempre despertou meu interesse, quase tanto quanto a beleza, é o SONO. Tudo o que se relaciona ao simples ato de dormir, desde dicas para uma noite mais tranquila, a livros e podcasts sobre o tema, passando por relatos de insones da internet (#meidentifico), absolutamente tudo o que vejo sobre o tema chama a minha atenção, e me faz querer mergulhar mais a fundo no assunto.

Foto: Getty Images

Recentemente, me deparei com uma das melhores entrevistas que já assisti sobre o tema, e resolvi trazer para os leitores do Cherry Gloss alguns de seus principais pontos! Trata-se de uma conversa de quase 2 horas que o neurocientista britânico Matthew Walker concedeu ao ótimo Joe Rogan, no seu podcast Joe Rogan Experience. Matthew é diretor do Center for Human Sleep Science na Universidade da Califórnia, e recentemente lançou o livro “Why We Sleep: Unlocking the Power of Sleep and Dreams” – que já está na minha lista de próximas leituras! Na entrevista, ele fala um pouco sobre as suas descobertas, após mais de 20 anos pesquisando o tema, e dá alguns dados alarmantes sobre os inúmeros prejuízos que uma noite mal dormida traz para a nossa saúde.

Confira a entrevista completa, e abaixo as principais dicas do Dr. Walker para você dormir melhor:

DICAS DO DR. MATTHEW WALKER PARA VOCÊ DORMIR MELHOR

1- REGULARIDADE É O SEGREDO PARA UMA BOA NOITE DE SONO! “Durma todos os dias no mesmo horário, e acorde também no mesmo horário. Independente de ser o final-de-semana ou durante a semana. Regularidade é a chave!”

2- HORAS DE SONO “O ideal é que você durma de 7 a 9 horas todos os dias. Menos que 7,é possível medir objetivamente os estragos no seu corpo e no seu cérebro.” Falando especificamente para as esportistas de plantão, o Dr. Walker avisa: quanto menos você dorme, maior é o risco de você se machucar durante um exerccício. A sua força, sua velocidade, coordenação, tudo piora com menos de 7 horas de sono. Sua estabilidade também é seriamente prejudicada. Por isso, preste muita atenção nessas preciosas horas de descanso para melhorar a sua performance!

3- DESLIGUE AS LUZES – PRINCIPALMENTE A DO SEU CELULAR! “Nós somos uma sociedade privada de escuro! E essa uma das razões pelas quais estamos dormindo tão mal. A onipresença da luz artificial nos gadgets eletrônicos impede que nosso corpo produza melatonina, o hormônio do escuro, que diz para o seu cérebro quando é hora de dormir” alerta o Dr. Walker, complementando: “1 hora de leitura no ipad pode atrasar a liberação de melatonina em até 3 horas! Isso bagunça todo os estágios do seu sono, e ao acordar, você não se sentirá tão descansado”. Por isso, a dica do especialista aqui é: uma hora antes de dormir, desligue-se de todas as telas. E vá abaixando todas as luzes da casa. Você vai se surpreender como isso é eficiente!

Foto: Catser.com

4- KEEP IT COOL! “Seu cérebro precisa estar 2 a 3 graus fahrenheit mais frio para iniciar o sono. É por isso que é mais facil dormir no inverno do que no verão, ou mesmo num quarto frio do que em um quarto quente.” Ah, e aquela história do banho quente antes de dormir funciona mesmo, sabia? Segundo o Dr. Walker, ao tomar um banho quente os vasos dilatam e o sangue sobe para a superfície. Ao sair desse banho, o seu corpo dissipa todo esse calor, deixando assim o seu “core”, o centro do corpo, mais frio. Isso ajuda a dormir melhor!

5- CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO O Dr. Walker avisa: uma dieta rica em açúcares e comidas ultraprocessadas pode atrapalhar muito o seu sono. Por outro lado, existem alimentos que ajudam o seu corpo a produzir serotonina e melatonina (confira a lista completa nesse link). Em relação ao horário da sua última refeição, o ideal, segundo o Dr. Walker, é não ir dormir de estômago muito vazio, pois seu corpo pode entrar no modo “estou em perigo” e liberar adrenalina, o que atrapalhará seu sono. Mas também não vá dormir logo após a refeição, para dar ao seu corpo um tempo para digerir os alimentos!

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *