A ordem certa de aplicar seus produtos de cuidados com a pele PELA MANHÃ

Continuando o post da semana passada no qual falei sobre as indicações da dermatologista americana Shereene Idriss a respeito da ordem correta de aplicação dos produtos de cuidados com a pele à noite, vou agora falar sobre a rotina diurna. Comecei pela noturna pois, segundo a Dra. Shereene, ela é a mais importante, mas a diurna também é essencial para você manter a saúde da sua pele. Fique tranquila pois essa é mais curtinha – tem apenas 4 etapas – e super fácil de seguir!

Gif by GIPHY

PASSO 1: LAVE SEU ROSTO A Dra. Shereene indica que você use o mesmo cleanser que usou na 2a etapa da rotina noturna para limpar a sua pele no dia seguinte. Essa limpeza é importante, primeiro para remover os produtos da noite, sobretudo o retinol, que não deve NUNCA ser usado quando você for sair ao sol; e segundo para que os produtos da rotina diurna sejam perfeitamente absorvidos pela pele, que para isso, deve estar limpinha.

PASSO 2: SÉRUN ANTIOXIDANTE Aqui entram produtos com a queridinha Vitamina C, que é um excelente antioxidante, e previne os estragos causados pelos radicais livres (nesse post expliquei direitinho como isso acontece). Mas porquê é melhor aplicar a Vitamina C pela manhã? Muito simples: durante o dia é quando sua pele será mais exposta aos agressores externos, como raios UV e poluição, que geram os temidos radicais livres! Então é nessa hora que ela mais precisará do poder antioxidante da Vitamina C! Ah, e vale notar que nos rótulos dos produtos, a Vitamina C normalmente aparece identificada como ácido ascórbico, que é o seu nome científico (nos rótulos em inglês, ela é identificada como L-ascorbic acid).

Gif by GIPHY

PASSO 3: HIDRATANTE Do mesmo jeito que, à noite, o hidratante serviu para selar os séruns e o retinol na pele, aqui ele fará o mesmo com o antioxidante – além, é claro, de deixar sua pele hidratada e luminosa!

PASSO 4: PROTETOR SOLAR O último passo na sua rotina de skincare diurna é o mais importante! Sim, estamos falando do protetor solar, que pode ser do tipo físico ou químico (relembre nesse post a diferença entre eles).

Gif by GIPHY

Em um recente #PillowTalkDerm, a Dra. Shereene deu algumas dicas super importantes relação ao protetor solar, que transcrevi abaixo:

  • Encontre um protetor solar que você REALMENTE GOSTE. Um produto que deixe uma sensação agradável na sua pele, e que você vá querer aplicar todos os dias!
  • O ideal é apostar em produtos mais completos, que ofereçam proteção para UVA (a luz ultra-violeta que atinge as camadas mais profundas da pele, causando envelhecimento precoce e melanoma) e UVB (também é uma luz ultra-violeta, mas essa atinge as camadas mais superficiais da pele, causando vermelhidão, queimaduras, e também câncer de pele superficial). Por isso, um produto que ofereça só 1 uma delas não adianta muito.
  • “Filtros com FPS menor que 30? Nem perca seu tempo!” afirma a Dra. Shereene. Ela recomenda que você aposte em um fator de proteção entre 30 e 50, ok?
Gif by Tenor

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Produtos como creme para olhos, tônicos e essences não aparecem em nenhuma das rotinas pois não são fundamentais, de acordo com a Dra. Shereene. Mas se você gosta de usá-los, vá em frente! Estou preparando um post especial sobre tônicos e essences, que irá ao ar em breve 😉

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *