A ordem certa de aplicar seus produtos de cuidados com a pele À NOITE

Sou super fã da dermatologista americana Shereene Idriss, que posta diariamente dicas sobre CUIDADOS COM A PELE e procedimentos estéticos em seu Instagram. A Dra. Shereene soube como ninguém usar seu Stories para interagir com o público, por meio de um bem humorado quadro chamado “Pillow Talk Derm”(que significa algo como “conversa de travesseiro com a dermato” já que ela grava os Stories diretamente da sua cama) no qual ela responde perguntas sobre cuidados com a pele feitas por seus seguidores. O sucesso dos Stories da Dra. Shereene foi tanto que ela já foi convidada para diversas entrevistas em podcasts, sites especializados em moda e beleza e programas de televisão, e em pouco tempo conseguiu acumular mais de 110 mil seguidores!

A Dra. Shereene Idriss em seu consultório. Foto: Gabriela Herman (The CUT)

Em um de seus mais recentes “Pillow Talk Derms” no Youtube a dermatologista respondeu uma pergunta que muitas pessoas lhe faziam: afinal, qual a ORDEM CERTA para aplicarmos os nossos queridos produtos de cuidados com a pele? Essa é uma dúvida que eu também tenho, então fiquei super empolgada com essa explicação – e venho seguindo a recomendação profissional da Dra. Shereene desde então!

Ao detalhar a ordem ideal de aplicação dos produtos, ela separou as rotinas em DIURNA e NOTURNA. Por isso, resolvi dividir esse conteúdo em 2 posts (o próximo sai semana que vêm) para não ficar muito gigante! Vou começar com a rotina noturna, que é a MAIS IMPORTANTE segundo a médica, principalmente se você vive em uma cidade grande: “Ao longo do dia, muita poluição e sujeira vai se acumulando na sua pele, então é MUITO importante ter uma rotina noturna consistente, para se livrar dessa sujeira e criar uma base fresca para os seus produtos noturnos – que normalmente tem ativos de alta qualidade e mais poderosos – agirem, e para que sua pele possa se regenerar das agressões do dia”.

Preparada para dar um Ctrl C + Ctrl V em todas essas dicas valiosas? Então vamos lá!

Gif: Tenor.com

ROTINA NOTURNA DE CUIDADOS COM A PELE

PASSO 1: TIRE A SUA MAQUIAGEM! Ao chegar em casa, a dermatologista recomenda que você remova IMEDIATAMENTE a sua maquiagem “para você não ficar com preguiça e adormecer no sofá, e dormir com maquiagem no rosto, que é simplesmente uma das PIORES coisas que você pode fazer pela sua pele!” Ah, mas você nem usa maquiagem todos os dias? Pois saiba que a Dra. indica que MESMO ASSIM você use um algodão embebido em demaquilante (ela recomenda água micelar) para remover as partículas superficiais de sujeira que vão se acumulando na sua pele ao longo do dia. 


PASSO 2: LIMPE A PELE Sim, você entendeu bem: MAIS uma limpeza! A Dra. Shereene é a favor da double cleanse e recomenda que você use uma solução de limpeza / cleanser indicado para o seu tipo de pele para remover as impurezas que a água micelar não conseguiu limpar. Ao comentar essa etapa, ela ainda tirou sarro de certos vídeos de celebridades que mostram uma limpeza do rosto superficial, feita em poucos segundos. Para ela, não é nada disso: “Você deve MASSAGEAR A PELE POR 1 MINUTO para quebrar todas as partículas de sujeira e removê-las da sua pele!” Entendido?

cuidados com a pele, limpeza de pele, pele, pele bonita
Gif: Giphy.com

PASSO 3 (DE 2 A 3 VEZES POR SEMANA): ESFOLIAÇÃO QUíMICA A Dra. Sherene indica que esse passo não seja feito todos os dias. Em relação a produtos, ela afirma preferir os esfoliantes químicos (falei sobre eles nesse post), pois acha os físicos muito agressivos e abrasivos, além de arranharem a pele. “Eu ODEIO esfoliantes físicos, com aqueles grãos que são ruins para a pele e para o meio ambiente. Mesmo os naturais, como os de açúcar, de sementes, feitos em casa… simplesmente DETESTO! Ah, e se você tem acne, eles podem fazer as suas cicatrizes piorarem! Recomendo que meus pacientes fiquem longe de todos eles!”. Ah, e o seu ingrediente favorito para o esfoliante químico é o ácido glicólico.

PASSO 4: SÉRUNS Depois desses 2 ou 3 passos, sua pele está “limpinha e prontinha para absorver o que você colocar nela – e é bom que você coloque algo muito bom!” afirma a Dra. Shereene. É por isso que aqui, o ideal é entrar com séruns. “Séruns são como pequenas cápsulas de vitamina para sua pele, tão cheias de ingredientes ativos, que entrarão imediatamente na sua pele, fazendo maravilhas!”. E nessa etapa é quando você deve identificar a necessidade específica da SUA pele (ex: combate à vermelhidão, pigmentação, desidratação, linhas de expressão, etc…) e usar um sérun para tratá-la (sérun é o veículo, o ingrediente dependerá das características individuais de cada pele!)

PASSO 5: RETINOL “Considero retinóis os meus “heróis” já que eles comprovadamente estimulam a produção de colágeno, ajudam a reduzir linhas de expressão, melhoram a textura da pele… Enfim, eles fazem a sua pele ficar mais bonita e saudável, então indico para todo mundo – SÓ NÃO INDICO PARA QUEM ESTIVER GRÁVIDA!” afirmou ela. Recado anotado?

PASSO 6: HIDRATANTE “O hidratante irá selar todos os ingredientes ativos dos produtos anteriores na sua pele” afirma a Dra. Shereene. Ela diz que no inverno, usa fórmulas mais pesadas e gordurossas, e no verão investe em produtos mais leves. E aqui, ela dá uma ótima dica para quem tem a pele muito sensível, e já teve reações de sensibilidade ao retinol: inverta a ordem! “Você pode aplicar o hidratante ANTES do retinol para criar uma barreira de proteção, e assim sua pele não ficará tão irritada e reativa” afirma. Sobre creme de olhos, ela fala que são opcionais, e que caso você queira aplicá-los, pode fazê-lo junto com o hidratante. Mas essa sequência que descrevemos é a básica, para uma rotina eficiente e uma pele linda!

Fique de olho no Cherry Gloss que semana que vêm irei postar a ROTINA DIURNA, e mais algumas dicas de pele valiosas da Dra. Shereene!

cuidados com a pele, limpeza de pele, pele, pele bonita
Gif: Giphy

Seguir:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *